MEC abre vagas em curso gratuito EAD com certificação de 200 horas para professores da Educação Infantil

curso mec educação infantil

O Curso de Formação para Profissionais da Educação Infantil está dividido em seis módulos, os quais contam com apresentação, contextualização e discussão do tema proposto para cada um, além de materiais complementares e sugestões de atividades a serem realizadas em sala de aula. Trata-se de um curso cujo público alvo são profissionais de creches e da pré-escola e que tem como intuito contribuir com práticas pedagógicas criativas e teoricamente embasadas. As proposições teóricas e a apresentação de estratégias pedagógicas serão realizadas, em todos os módulos, considerando as três faixas etárias da pré-escola e estarão à luz dos campos de experiência.

Carga horária: 200 horas.

Módulo 1

Estudo sobre o desenvolvimento socioemocional infantil. Relação entre desenvolvimento socioemocional e prontidão para leitura e escrita. Competências socioemocionais em professores e a relação com o desenvolvimento e o aprendizado em pré-escolares.

Módulo 2

Discussão sobre os pilares da educação, dentre os quais se destaca o aprender a conviver, e, também, de duas das competências socioemocionais importantes para o estabelecimento de relações interpessoais saudáveis.

Módulo 3

Discussão sobre os aspectos fundamentais da linguagem e da comunicação de 0-5 anos, do desenvolvimento moral e da tomada de decisão. Reflexão sobre os medos na infância e os aspectos aplicados destes conceitos.

Módulo 4

Teoria, conceito e classificações de brinquedo, brincadeira e jogo. Significado de atividades lúdicas. Os jogos, brinquedos e brincadeiras como elementos constitutivos da aquisição de conhecimentos e desenvolvimento em pré-escolares.

Módulo 5

Discussão sobre o protagonismo infantil na Educação Infantil e a importância do estabelecimento de vínculos com figuras de cuidado para a aprendizagem e o desenvolvimento. Destaca-se a família e a escola como contextos centrais para a promoção da saúde integral na primeira infância.

Módulo 6

Reflexão sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Traz o aprofundamento teórico e as opções de atividades lúdicas que permanecem importantes para o processo de crescimento e desenvolvimento de todas as crianças que vivenciam esta etapa. 

LINK PARA O CURSO --> https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/curso/14463/

 

Postar um comentário

0 Comentários

COMENTE COM O FACEBOOK