Quais são os melhores livros de Magda Soares para professores alfabetizadores?


Magda Soares é uma das pesquisadoras mais importantes da área educacional voltada para a infância

Quando falamos em alfabetização, bem como letramento pensamos automaticamente na educadora e pesquisadora Magda Soares. Doutora em Educação, ela possui uma longa lista de obras publicadas, incluindo inúmeros livros didáticos de língua portuguesa e é referência na Educação Infantil, na alfabetização e no letramento.

Hoje iremos te indicar os melhores livros de Magda Soares para professores alfabetizadores:

1. Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e a escrever 

Qualquer criança pode aprender a ler e a escrever? Neste livro, a professora Magda Soares, com décadas de experiência na atuação com professores e alunos da rede pública de ensino, mostra que sim.

Ao longo de seis capítulos, a autora expõe, em detalhes, um projeto de alfabetização e letramento bem-sucedido na prática, que contraria todas as estatísticas. Apresenta atividades realizadas e observadas por ela em sala de aula e explica como tudo isso pode ser aplicado por todos os envolvidos em um objetivo comum e fundamental: uma educação verdadeiramente democratizada no nosso país.

Livro essencial para educadores, professores, pedagogos e todos os interessados em defender o direito à educação de qualidade.

 

2. Alfabetização: A questão dos métodos

Ganhador do prêmio Jabuti de melhor livro de não ficção de 2017.

A persistência do problema e as controvérsias em torno dos métodos de alfabetização demandam uma reflexão profunda sobre o tema. E é isso que realiza Magda Soares nesta obra imperdível. Além de décadas de pesquisa, Magda faz questão de se manter próxima à realidade das salas de aula – discute o histórico do problema e apresenta os principais métodos utilizados. Mais do que isso, mostra que o método é caminhar em direção à criança alfabetizada. Nesse sentido, alfabetizadores precisam conhecer os caminhos da criança para orientar seus próprios passos e os passos da criança. Só assim é possível alfabetizar com método. 


 3. Alfabetização e Letramento

O analfabetismo no Brasil permanece um tema de dolorosa atualidade. Mas quais as verdadeiras causas do fracasso do processo de alfabetização no Brasil? Por que nossas estatísticas sobre o analfabetismo – e sobre o baixo desempenho escolar nos primeiros ciclos do ensino fundamental – insistem em nos revelar números tão incômodos? 

Qual a verdadeira responsabilidade que cabe ao educador, aos métodos, aos materiais didáticos, à escola e à própria sociedade em relação a isso? Magda Soares, uma das maiores especialistas brasileiras em alfabetização, nos propõe algumas possibilidades de resposta para tais perguntas e nos impõe novas provocações. 

O livro é dividido em três partes. Nas duas primeiras, a autora trata, respectivamente, das concepções e práticas que envolvem os temas da alfabetização e letramento na escola, enquanto a terceira funciona como um espaço de união entre teoria e ação, a partir de uma perspectiva político-social.


4. Letramento - Um tema em três gêneros

O leitor pretendido para este livro é aquele que se interessa por letramento e alfabetização, por habilidades e práticas sociais de leitura e escrita, e também por uma análise discursiva das práticas de produção de texto e de leitura. A autora enfoca o tema – letramento – em três textos distintos, produzidos sob diferentes condições e circunstâncias, para três tipos diferentes de leitores.

Esse livro é de fundamental importância para aqueles que estejam envolvidos com a educação, principalmente com a educação de crianças. É o melhor estudo sobre o letramento que eu já li! É o primeiro livro que as pessoas devem ler quando quiserem conhecer melhor o conceito de letramento. Mas é claro que nesse livro de três capítulos não cabe tudo sobre o assunto. Para saber o que é letramento literário, letramento digital e outras formas de letramento, é necessário buscar os livros que tratam especificamente dessas outras formas de letramento.

Todos esses livros são vendidos na Amazon, que atualmente é o melhor lugar para comprar livros.


 

Postar um comentário

0 Comentários

COMENTE COM O FACEBOOK