Oito livros para você ler ainda este ano - o oitavo é o meu favorito

 Olá.

    Quem me conhece lá do canal no YouTube sabe o quanto gosto de livros e também de dar sugestões daqueles que considerado relevantes para a leitura. Com isso, quando resolvi criar um blog para falar de assuntos gerais, resolvi que esse seria o primeiro tema de postagem no blog.

    Irei sugerir aqui dez livros que já li e que recomendo a leitura para todos. Irei colocar links de compras para cada livro, caso algum lhe chame a atenção pela descrição.

  1. O Conto de Aia - Por Margareth Atwood

 O romance se passa num futuro muito próximo e tem como cenário uma república onde não existem mais jornais, revistas, livros nem filmes. As universidades foram extintas. Também já não há advogados, porque ninguém tem direito a defesa. Os cidadãos considerados criminosos são fuzilados e pendurados mortos no Muro, em praça pública, para servir de exemplo enquanto seus corpos apodrecem à vista de todos. Para merecer esse destino, não é preciso fazer muita coisa – basta, por exemplo, cantar qualquer canção que contenha palavras proibidas pelo regime, como “liberdade”. Nesse Estado teocrático e totalitário, as mulheres são as vítimas preferenciais, anuladas por uma opressão sem precedentes.

As mulheres não têm direitos. Elas são divididas em categorias, cada qual com uma função muito específica no Estado.

Com esta história assustadora, Margaret Atwood leva o leitor a refletir sobre liberdade, direitos civis, poder, a fragilidade do mundo tal qual o conhecemos, o futuro e, principalmente, o presente.  

 Caso queira conhecer mais sobre o livro --> https://amzn.to/3ydsIng

 

2.  O Diário de Anne Frank - Por Anne Frank

O diário de Anne Frank, o depoimento da pequena Anne, morta pelos nazistas após passar anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, ainda hoje emociona leitores no mundo inteiro. Suas anotações narram os sentimentos, os medos e as pequenas alegrias de uma menina judia que, como sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocausto.

Uma poderosa lembrança dos horrores de uma guerra, um testemunho eloquente do espírito humano. Assim podemos descrever os relatos feitos por Anne em seu diário. Isolados do mundo exterior, os Frank enfrentaram a fome, o tédio e a terrível realidade do confinamento, além da ameaça constante de serem descobertos. Nas páginas de seu diário, Anne Frank registra as impressões sobre esse longo período no esconderijo. Alternando momentos de medo e alegria, as anotações se mostram um fascinante relato sobre a coragem e a fraqueza humanas e, sobretudo, um vigoroso autorretrato de uma menina sensível e determinada.

O diário de Anne Frank é um dos livros mais lidos do mundo. O relato tocante e impressionante das atrocidades e dos horrores cometidos contra os judeus faz deste livro um precioso documento e uma das obras mais importantes do século XX.

Caso queira conhecer mais sobre o livro --> https://amzn.to/3yEGLDK 

 

3. Eu sou Malala: A história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã

- Por Christina Lamb 

Quando o Talibã tomou controle do vale do Swat, uma menina levantou a voz. Malala Yousafzai recusou-se a permanecer em silêncio e lutou pelo seu direito à educação. Mas em 9 de outubro de 2012, uma terça-feira, ela quase pagou o preço com a vida. Malala foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus no qual voltava da escola. Poucos acreditaram que ela sobreviveria. Mas a recuperação milagrosa de Malala a levou em uma viagem extraordinária de um vale remoto no norte do Paquistão para as salas das Nações Unidas em Nova York. 

Aos dezesseis anos, ela se tornou um símbolo global de protesto pacífico e a candidata mais jovem da história a receber o Prêmio Nobel da Paz. Eu sou Malala é a história de uma família exilada pelo terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que valoriza filhos homens. 

O livro acompanha a infância da garota no Paquistão, os primeiros anos de vida escolar, as asperezas da vida numa região marcada pela desigualdade social, as belezas do deserto e as trevas da vida sob o Talibã. 

Escrito em parceria com a jornalista britânica Christina Lamb, este livro é uma janela para a singularidade poderosa de uma menina cheia de brio e talento, mas também para um universo religioso e cultural cheio de interdições e particularidades, muitas vezes incompreendido pelo Ocidente.

Caso queira conhecer mais sobre o livro --> https://amzn.to/3yhiWQU

 

4. Orgulho e Preconceito - Por Jane Austen

Orgulho e preconceito é a obra-prima da escritora britânica Jane Austen que tem como pano de fundo a burguesia inglesa do início do século XIX.

A história de Orgulho e Preconceito gira em torno das cinco irmãs Bennet, que viviam na área rural do interior da Inglaterra, no século XVIII. Aborda a questão da sucessão em uma família sem homens, dentro de uma sociedade patriarcal, onde o casamento era fundamental para as mulheres. Assim, quando um homem rico e solteiro se muda para os arredores, a vida pacata da família entra em ebulição.

O clássico inglês foi adaptado para o cinema quatro vezes, a versão mais consagrada ganhou as telas em 2005 sob a direção de Joe Wright.

Caso queira conhecer mais sobre o livro --> https://amzn.to/3yaKt6J 

 

5. As Viagens de Gulliver - Por Jonathan Swift

“As Viagens de Gulliver” se trata das histórias vividas por um médico cirurgião e aprendiz de navegação que parte da Inglaterra e após uma forte tempestade, que resultou em um naufrágio, é carregado para uma ilha, onde vivencia uma série de acontecimentos com povos bastante diferentes. Assim, Gulliver usa suas anotações para narrar minuciosamente todos os momentos dessa aventura surreal.

A história tem início com uma longa carta enviada por Gulliver ao seu primo Richard Sympson, na qual ele dá um breve resumo da sua vida antes das suas viagens e os motivos que o levaram a embarcar mar adentro. Dividida em quatro partes, As viagens de Gulliver percorrem diferentes territórios, marcados por peculiaridades e aventuras improváveis.

 Caso queira conhecer mais sobre o livro --> https://amzn.to/3NFOrtL 

 

6. A Vida e As Aventuras de Robson Crusoé - Por Daniel Defoe

 “Robinson Crusoé” é um romance escrito pelo autor inglês Daniel Defoe e publicado originalmente em 1719, sendo primeiramente publicado na forma de folhetins no jornal “The Daily Post” no Reino Unido.

É interessante sabermos também que o livro é bem detalhista na questão da geografia do local e de todas as ações que Crusoé faz para sobreviver. Além disso, ele traz um debate importante sobre o povo europeu do século XVIII, já que Crusoé tenta escravizar um indígena canibal quando o encontra, navega em busca de escravos e até mesmo assume um papel de colono no Brasil, o que demonstra muito o pensamento colonialista dos europeus daquela época.

Com reflexões e espiritualidade,Robinson consegue sobreviver em condições adversas.Um clássico da literatura inglesa consolidado no universo infantojuvenil há gerações.

Caso queira conhecer mais sobre o livro --> https://amzn.to/3PiHT5F

 

7. O Morro dos Ventos Uivantes - Por Emile Brontë

O Morro dos Ventos Uivantes (título original Wuthering heights) é o único romance da escritora inglesa Emily Brontë.

Escrito em 1847, o livro recebeu fortes críticas na época. Anos mais tarde, veio a se consagrar como um dos maiores clássicos ingleses da literatura.

O morro dos ventos uivantes retrata uma trágica historia de amor e obsessão em que os personagens principais são a obstinada e geniosa Catherine Earnshaw e seu irmão adotivo, Heathcliff. Grosseiro, humilhado e rejeitado, ele guarda apenas rancor no coração, mas tem com Catherine um relaciona- mento marcado por amor e, ao mesmo tempo, ódio. Essa ligação perdura mesmo com o casamento de Catherine com Edgar Linton.

 Caso queira conhecer mais sobre o livro --> https://amzn.to/3NHHOqC 

 

8. A Revolução dos Bichos - Por George Orwen 

A primeira publicação de “A revolução dos bichos” foi originalmente na Inglaterra em 17 de agosto de 1945, sob o nome de Animal Farm. Em Portugal, seu título foi “O triunfo dos porcos”. É considerada uma obra prima de George Orwell.

Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século XX, A revolução dos bichos é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. 

A revista semanal americana Time, através de dois de seus críticos, colocou o livro em uma lista dos cem melhores romances de língua inglesa. 

 

Caso queira conhecer mais sobre o livro --> https://amzn.to/3bHbHdv 

 

Então é isso pessoal.  Esse oito livro revelam um pouco do meu gosto por livros. Com temáticas e gêneros diversos, os livros fazer parte de minha vida como professor e com criador de conteúdos digitais.

Postar um comentário

0 Comentários

COMENTE COM O FACEBOOK