Teoria da Administração Científica de Fredrick Taylor - resumo para concursos

A teoria da Administração Científica foi desenvolvida por Fredrick Taylor. Essa teoria buscou o aumento da eficiência por meio da racionalização do trabalho, com foco na tarefa, no aumento da produtividade, melhoria de salários e redução dos custos de produção. Para isso, os funcionários deveriam ser treinados cientificamente para as tarefas e as metodologias de trabalho deveriam ser aprimoradas, inclusive quanto ao tempo de execução. No contexto da abordagem clássica, os trabalhadores deveriam ser especialistas em suas funções. Assim, teriam maior eficiência e produtividade.

Taylor tinha o objetivo de eliminar os desperdícios e aumentar os níveis de produtividade. Para isso era necessária a aplicação de técnicas e métodos científicos. Para ele, era necessário buscar uma melhor maneira de fazer cada tarefa de forma mais aprimorada. Através desse pensamento, ele criou o “estudo dos tempos e movimentos” (motion-time study).

Esse estudo tinha o objetivo de analisar o movimento de cada funcionário, cronometrando o tempo gasto em determinada tarefa, com a finalidade de chegar a um “tempo padrão” e à “melhor maneira” de executar cada tarefa (the best way to do).

Essa tentativa de substituição dos métodos sem padronização por métodos científicos ficou conhecida como Organização Racional do Trabalho – ORT.


São fundamentos da ORT:

  1. Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos;
  2. Estudo da fadiga humana;
  3. Divisão do trabalho e especialização do operário;
  4. Desenho de cargos e tarefas;
  5. Incentivos salariais e prêmios de produção;
  6. Conceito de homo economicus (os homens seriam motivados por recompensas meramente materiais/salariais;
  7. Condições ambientais de trabalho;
  8. Padronização de métodos e de máquinas;
  9. Supervisão funcional.

Taylor entendia que a organização deveria ser um sistema fechado, ou seja, sem receber influências externas.

 

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Para Taylor, a gerência deve seguir quatro princípios a saber:

1. Princípio de planejamento. Substituir no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírico-prática, por métodos baseados em procedimentos científicos. Substituir a improvisação pela ciência através do planejamento do método de trabalho.

2. Princípio de preparo. Selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado. Preparar máquinas e equipamentos em um arranjo físico e disposição racional.

3. Princípio do controle. Controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos e segundo o plano previsto. A gerência deve cooperar com os trabalhadores para que a execução seja a melhor possível.

4. Princípio da execução. Distribuir atribuições e responsabilidades para que a execução do trabalho seja disciplinada.

(Introdução à teoria geral da administração - Idalberto Chiavenato - 7. ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003)

Importante lembrar:

OBJETIVO BÁSICO: dar ênfase à tarefas;

ABORDAGEM: de baixo pra cima (do operário para o supervisor e gerente);

PREDOMINÂNCIA: método de trabalho, movimentos necessários e tempo padrão

determinado à execução de uma tarefa.

HOMEM ECONÔMICO: Funcionário motivado exclusivamente por recompensas financeiras e econômicas.







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